O Centro de Infância e Juventude (CIJ) da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro (SCMOB), com o objetivo de assinalar o Dia Universal dos Direitos da Criança, realizou, no passado dia 20 de novembro, diversas atividades educativas e lúdicas, em sala, para que as crianças pudessem conhecer e explorar os seus direitos.

Recorde que a 20 de novembro de cada ano comemora-se o Dia Universal dos Direitos da Criança com o objetivo de alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo, enunciados na Declaração dos Direitos da Criança (1959) e adotados na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Desta forma, com o objetivo de tornar uma data alegre e com uma mensagem séria, pretendeu o CIJ da SCMCOB, comemorar este dia com as crianças e para as crianças. Assim sendo, foram desenvolvidas atividades educativas e lúdicas, em sala, para que pudessem conhecer e explorar os seus direitos.

 

As crianças da Creche, bem como os utentes do CAO vieram vestidos de pijama para comemorar o Dia Universal dos Direitos da Criança destacando assim o “direito da criança crescer numa família”.

Foi explorada a história da Viviana, uma menina que vive com a sua família e o seu papagaio Quincas. A Viviana é uma menina muito feliz porque sente o Carinho e o Amor que os seus pais lhe transmitem. Certa manhã, a Viviana decide fazer uma Festa de Pijama e convidar os seus amigos animais. Todos se divertem muito e celebram assim o Dia do Pijama.

Alusivo à história contada, foi decorado um pijama gigante com pintura de carimbos de animais e, tal como a Viviana, e realizada uma grande Festa de Pijama.

No Pré-escolar, os Direitos das Crianças foram abordados e desafiadas as crianças a representarem, em família, um dos direitos das crianças e a partilharem o direito escolhido com os amigos na sala.

Este dia teve igualmente uma vertente solidária, uma vez que este ano é um ano atípico, e assim foi apelado ao espírito de fraternidade das famílias, angariando alguns recursos e/ou dinheirinho para as salas.

Para este objetivo, em concreto na CRECHE e no CAO, cada criança/utente, levou para casa, uma caixa simbólica decorada pelos próprios. Esta caixa regressou à instituição recheada de moedinhas, material de expressão plástica, como colas, cartolinas, lápis de cor, marcadores artigos decorativos, etc. e material didático como livros, jogos, brinquedos “faz de conta”.

A todos os Encarregados de Educação o nosso muito obrigado por sempre acolherem e participarem nestas iniciativas!