Centro Rainha D. Leonor
Instalações do Centro Raínha Dª Leonor – apoio às pessoas com demência e seus cuidadores, em Oliveira do Bairro
DESCRIÇÃO
O Centro Rainha Dona Leonor é um “Centro de Intervenção Comunitária à Pessoa com Demência e Cuidadores”, especializado na doença de Alzheimer, da tutela da Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro e surge no âmbito de uma candidatura efetuada ao POISE, do instrumento de financiamento gerido pelo Portugal Inovação Social especificamente o Programa de Parcerias para o Impacto.
Suporta serviços integrados e diferenciados, tais como ateliês de estimulação física, ateliês de estimulação cognitiva, motricidade fina, atividades recreativas, treino de atividades de vida diária, assim como grupos de suporte e gestão de emoções para os cuidadores, ateliês de convívio e capacitação das famílias/cuidadores informais para o decurso/evolução da doença e gestão das emoções nas dinâmicas pessoais e familiares.
Apresentando-se como uma resposta diferenciada no concelho e nos concelhos vizinhos, a abertura desta Centro teve um impacto sério na qualidade de vida das pessoas com demência e das suas famílias, através do controlo e gestão não farmacológica da doença, promovendo serviços de frequência diária, flexíveis no horário e por isso distintos da resposta tradicional de centro de dia/lar.
Neste sentido, cada utente encontrará no Centro Rainha Dona Leonor um acompanhamento especializado onde se incluem técnicos das áreas da Animação Sóciocultural, Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional, para um conjunto de respostas e serviços capazes de proporcionar um serviço diferenciado no desenvolvimento de atividades de estimulação cognitiva, sensorial, motora, treino de AVD´s, entre outras.
Destaca-se ainda a certificação e validação desta intervenção por parceiros académicos, especificamente por Unidade de Investigação o ciTechCare do Politécnico de Leiria, coordenada por Investigadores Séniores na Área das Ciências da Saúde.
No primeiro ano deste projeto, este foi financiado pelo Portugal Inovação Social e com a participação de 7 investidores sociais: Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Bairro; Município de Oliveira do Bairro; Metalcértima – Indústria Metalomecânica, S.A.; Misturas Milenares, Lda; NCP – Fabrico de Produtos Metálicos, S.A.; Verde Global – Comércio de Produtos para Agricultura Lda e TransTDF, Lda.
No ano de 2024, o Centro Rainha D. Leonor foi distinguido pelas suas boas práticas para com a Pessoa com Demência e seus cuidadores. Em maio de 2024, o Centro Rainha D. Leonor foi premiado com o Prémio Cegonha de Ouro, criado pela Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro, na categoria “Saído do Ninho”. Em outubro do mesmo ano, foi premiado com o Prémio Caixa Social 2024, criado pela Caixa Geral de Depósitos. No mesmo mês, o BPI e a Fundação “la Caixa” distingue o Centro Rainha D. Leonor, na categoria “Séniores”, com o objetivo de apoiar o envelhecimento ativo e saudável. A terminar o ano de 2024, é em dezembro que o projeto “Demência e Agora?!… – Centro Rainha D. Leonor” recebe a Menção Honrosa da categoria “Saúde +”, do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.
Os utentes a frequentar este Centro, podem estar a ser apoiados por outra resposta social (Estrutura Residencial Para Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário ou Centro de Dia) e as inscrições para a sua frequência encontram-se abertas, tendo, para este efeito, que contactar a equipa do projeto através dos contatos telefónicos 910 466 648/234 730 400 ou pelo e-mail crdl@misericordiaob.pt.