Resposta sociais

DESCRIÇÃO
Este sector é constituído pelas Respostas Sociais: Creche, Estabelecimento de Educação Pré-Escolar (EEPE), Centro Actividades de Tempos Livres (CATL) e Centro Actividades Ocupacionais (CAO).

Creche

Resposta social, desenvolvida em equipamento, que se destina a acolher crianças com idades compreendidas entres os 4 meses e os 3 anos, durante o período diário, que corresponde ao do trabalho dos pais.

A missão da creche consiste em promover o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afectiva e física em colaboração estreita e constante com a família através da partilha de cuidados e responsabilidades (Guião Técnico da Direcção Geral da Acção Social).

Esta resposta é desenvolvida pela Santa Casa desde 1986 e, neste momento, tem capacidade para 75 crianças.

Estabelecimento de Educação Pré-Escolar (EEPE)

É um serviço que se destina a crianças dos 3 anos até à idade de ingresso no ensino básico proporcionando actividades educativas e de apoio à família (Lei n.º 5/97, de 10 de Fevereiro – Lei Quadro da Educação Pré-Escolar).

Neste momento, o Jardim-de-infância da Santa Casa tem capacidade para 66 ou é frequentado por 64 (2 crianças com n.s.e.).

Centro Actividades de Tempos Livres (CATL)

O CATL é uma resposta social que se destina a proporcionar actividades de lazer e de animação sócio-cultural a crianças, a partir dos 6 anos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares (Guião Técnico da Direcção Geral da Acção Social).

De momento, o CATL da Santa Casa, que entrou em funcionamento em 1986, apoia 50 crianças do 1.º ciclo.

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI)

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, é um equipamento destinado a desenvolver atividades ocupacionais para pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18 anos, que não possam por si só, temporária ou permanentemente, dar continuidade ao seu percurso formativo ou exercer uma atividade profissional. O CACI visa a promoção da qualidade de vida dos seus utentes, possibilitando um maior acesso à comunidade, aos seus recursos e atividades e que se constituam como um meio de capacitação para a inclusão, em função das respetivas necessidades, capacidades e nível de funcionalidade.