HISTÓRIA

A Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro foi fundada na segunda década do século XX, os mais antigos estatutos que se conhecem têm a data de 15 de agosto de 1920.

A constituição da associação foi assinada por 30 homens, tendo a primeira reunião de associados, para efeitos de constituição dos primeiros órgãos, sido realizada na Escola Conde Ferreira no dia 10 de outubro de 1920.

A vida da Misericórdia centralizou-se, então, na construção do seu hospital, e muitas foram as atividades desenvolvidas para angariar fundos com este objetivo. As obras começaram a 6 de março de 1922 e em março de 1939 estavam praticamente acabadas, tendo o hospital sido inaugurado a 4 de junho de 1940. A construção deste equipamento colmatou uma falha existente no concelho, uma vez que permitiu que a população, em geral e os grupos mais carenciados, em particular, beneficiassem de tratamento e/ou internamento sem sair do concelho.

Em fevereiro de 1975 foi dissolvida a Mesa Administrativa, a instituição iniciou uma nova fase, a gestão passou a ser efetuada por uma Comissão Administrativa nomeada por despacho do Secretário de Estado da Segurança Social.

Foi na década de 80 que se iniciou uma outra fase da vida da Instituição, com a construção de um Centro Social direcionado para a Infância e Terceira Idade que apoiava toda a população do concelho de Oliveira do Bairro e, pontualmente, situações de fora do concelho.

A construção do edifício Sede da Santa Casa desenvolveu-se em diferentes fases que terminaram em 1998, com as obras de ampliação (Lado B) que possibilitaram a existência de um novo A.T.L., Salão Polivalente e Garagens, para além de aumentar a capacidade do lar de idosos e da construção de Residências de Ocupação Vitalícia.

Em 1996 foi assinado o acordo para o desenvolvimento do Projeto Intervenção Familiar e Comunitária que decorre até hoje e que é parte integrante do Departamento de Ação Social.

Em 2007, a instituição submeteu o projeto para construção de uma nova creche, em edifício anexo ao da sede, ao programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) que foi aprovado e executado, estando a funcionar desde setembro de 2010.

Em 2008 apresentou candidatura ao Programa Modelar para construção de uma Unidade de Cuidados Continuados de longa duração para 28 camas, que foi aprovada e executado, sendo que se encontra a funcionar desde setembro de 2013.

Em 2009 efetuou revisão dos seus estatutos que foi aprovada em Assembleia Geral realizada em novembro 2009, tendo efetuado nova revisão dos mesmos em setembro de 2015, na mesma Assembleia Geral em que foram igualmente aprovados o regulamento de irmão e o regulamento eleitoral.

Nos últimos anos a entidade tem executado e/ou participado em diversos projetos de estudo, de desenvolvimento comunitário, de investigação e de desenvolvimento de serviços, no âmbito dos diferentes programas dos Quadros Comunitários, numa perspetiva de responder às necessidades identificadas na comunidade.

Tem sido prioritária a requalificação dos diferentes espaços do edifício sede de forma a adaptá-los às necessidades dos clientes dos diferentes setores e às normas e legislação em vigor. Nesse sentido em março de 2010 iniciou as obras de ampliação da cozinha, lavandaria e zonas de serviços (balneários/vestiários/refeitório e self dos colaboradores). Em 2012 iniciou obras de requalificação/beneficiação e adaptação dos espaços afetos ao Centro da Terceira Idade (quartos, WC’s, zonas convívio e lazer, zonas de estar, de arrumação) que finalizaram em 2013.
Neste momento apresentou projeto ao CDSS Aveiro para requalificação dos espaços afetos ao Lar Lado B.