DESCRIÇÃO
Este setor é constituído pelas valências de Lar (Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas – ERPI), Centro de Dia (CD), e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
Regulamento interno: CD
Documento em formato PDF
Regulamento interno: SAD
Documento em formato PDF
Regulamento interno: ERPI
Documento em formato PDF
Plano de Atividades
Documento em formato PDF
Lar – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)
O Lar é uma resposta social desenvolvida em equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.
Esta valência tem como objectivos: assegurar a satisfação das necessidades básicas dos utentes (alojamento, alimentação, cuidados de saúde, de higiene/conforto, animação/ocupação/lazer, etc.); contribuir para a estabilização e o retardamento do processo de envelhecimento; assegurar o acompanhamento psicossocial; promover a continuidade ou o restabelecimento das relações familiares e de vizinhança; garantir e respeitar a independência, privacidade e a livre expressão de opinião; favorecer os sentimentos de auto -estima e segurança.
De momento, a Instituição acolhe 60 utentes na resposta social Lar.
Centro de Dia (CD)
O Centro de Dia é uma resposta desenvolvida no equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.
Os objectivos desta resposta são: a prestação de apoio psicossocial e o fomento de relações interpessoais entre os idosos e, destes, com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento. Neste sentido, os serviços desenvolvidos são: refeições; convívio/ocupação; eventuais cuidados de higiene; tratamento de roupas e férias organizadas.
A Santa Casa apoia 30 utentes em Centro de Dia, com o horário de funcionamento das 8h às 19h.
Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)
O serviço de apoio domiciliário é uma resposta social cujos objectivos são: assegurar às pessoas e às famílias formas de satisfação das necessidades básicas de vida diária; contribuir para retardar ou evitar a institucionalização dos indivíduos; prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar; colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde. Para atingir estes objectivos o SAD proporciona um conjunto diferenciado de serviços em função das necessidades dos indivíduos, nomeadamente: cuidados de higiene e conforto pessoal; limpeza habitacional e manutenção de arrumos estritamente necessária à natureza do apoio a prestar; distribuição e acompanhamento nas refeições; tratamento de roupas; serviço de enfermagem e apoio/acompanhamento psicossocial.
No entanto, o SAD pode ainda assegurar outros serviços, tais como, actividades de animação, aquisição de bens e serviços, entre outros.