Bengal´arte” – Rir é o melhor!!!… na Santa Casa da Misericórdia

 

Foi este o mote da 8.ª edição do encontro de teatro sénior “Bengal´arte”, promovido e realizado na Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro, no passado dia 24 de novembro.

A abrir o espetáculo, com muita alegria e diversão Miguel Estima empolgou a assistência, adivinhando o que se seguia…muitos sorrisos, gargalhadas e boa disposição ao longo das três peças de teatro em palco. Seguiu-se um momento musical proporcionado pelo Sr. Fernando e o Sr. Rocha (convidados pela AMPER) que com muita animação tocaram e cantaram musicas por todos conhecidas, que foram acompanhadas pela assistência. A fadista Mónica de Jesus abrilhantou esta festa com a sua atuação, proporcionando um momento de fado muito bonito e intimista e que apelou à participação de todos. Por último a prata da casa, com a atuação das colaboradoras Fernanda Carmo e Adriana Lourenço (ao saxofone) que selaram a animação desta edição com um momento musical de muita qualidade.

Mais uma vez, esta atividade só foi possível graças à exemplar participação dos séniores das diferentes Instituições do concelho de Oliveira do Bairro (AMPER, ABC Bustos, Centro Social e Paroquial S. Pedro da Palhaça, Centro Social de Oiã, Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro, Sóbustos e SOLSIL) e de duas instituições do concelho de Aveiro (Centro de Formação e Cultura da Costa do Valado e Centro Social e Paroquial S. Pedro de Nariz).

No final o Sr. Provedor agradeceu a todas as instituições presentes afirmando que estes momentos de convívio e de trabalho conjunto são muito positivos e importantes. Agradeceu igualmente ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Duarte Novo, pela sua presença, motivadora para todos os que trabalham nas organizações sociais. Seguidamente o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Duarte Novo, enalteceu o trabalho que as IPSS’s do concelho realizam nas diferentes respostas sociais que desenvolvem e valorizou as atividades que realizam em parceria.

“Um dia diferente…” uma das frases mais repetidas pelos presentes, que com carinho o fizeram sentir junto dos técnicos que acompanharam e ajudaram esta sessão de teatro.

Um momento excecional onde os idosos mostraram, mais uma vez, que independentemente da idade e das limitações têm muito para dar e um sentido de humor que conseguem transmitir pelas artes.

Revigorante e motivador para novas edições, afinal, rir, pode ser mesmo o melhor dos remédios…!!

Um Bem-Haja a todos pelo dia bem passado

Convocatória para a Assembleia-geral ordinária

Nos termos da alínea a) do número 1 do artigo 22º e da alínea c) do n.º 2 do artigo 23º do Compromisso da Irmandade, convoco os Irmãos para uma reunião ordinária da Assembleia-Geral, que terá lugar no próximo dia 30 novembro de 2017, quinta-feira, pelas 19h30m, na sede da Instituição, na Rua da Misericórdia nº 37, em Oliveira do Bairro, com a seguinte ordem de trabalhos:

 

  1. Discussão e votação do Plano de Ação e Orçamento para 2018;
  2. Outros assuntos de interesse para a Instituição.

 

Nos termos do número 1 do Artigo 25º do Compromisso, se à hora indicada não estiver presente a maioria legal de Irmãos, a Assembleia-Geral reunirá meia hora depois com qualquer número de Irmãos.

 

Nota: a partir do dia 15 de novembro de 2017, os Irmãos que o desejarem terão à sua disposição, nos Serviços Administrativos no horário de expediente e na página da internet da Santa Casa, o documento citado no ponto um da ordem de trabalhos, para análise.

 

Oliveira do Bairro, 10 de novembro 2017

 

A Presidente da Mesa da Assembleia-Geral,

Drª. Leontina Azevedo da Silva Novo

Encerramento de ano letivo na Santa Casa da Misericórdia

 

No dia 2 de julho, pais, encarregados de educação, familiares e amigos vivenciaram o trabalho final do Projeto Educativo Aliment’Arte, que há quatro anos tem vindo a ser desenvolvido pelos educadores, técnicos, colaboradores, crianças e jovens da valência CIJ (Centro de Infância e Juventude) da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.

Ao longo dos quatro anos de vigência deste Projeto, os subtemas foram diversificados de maneira a dar resposta ao desenvolvimento harmonioso e sereno dos clientes que frequentam a Instituição.

Este ano, a festa desenvolveu-se à volta do subtema “Criar”, mais direcionado para o desenvolvimento da criatividade e das artes.

Pelo palco do polidesportivo, desfilaram o Rei e a Rainha que traziam consigo a “Humanidade”, que acabara de nascer, seguidos do Bobo, que com as momices divertidas, foi convidando as “Fadinhas” da Cor, da Luz, do Som, do Movimento, da Forma e das Histórias a entrar nesta Festa. As Fadas, auxiliadas pelos artistas de palmo e meio, presentearam a Humanidade com o dom das sete Artes.

A arte nasce do sonho e é possível tornar esse sonho real com o empenho, a criatividade e a ação de todos quantos a ela se dedicam para embelezar a vida da Humanidade.

O final apoteótico, ao som da voz de Manuel Freire, que deu voz às palavras do poeta António Gedeão, deixou bem marcada a mensagem que o CIJ quis passar para a comunidade: “O sonho é uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer…” e é, através do sonho que “…o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança”.

O espaço da “Floresta Encantada” acolheu todos os que quiseram terminar este dia com um almoço convívio em que reinaram a alegria, a satisfação e o valor da partilha.

Uma semana na praia, lúdica, fresca, doce e com sol

Durante os dias 17 a 21 de julho, o Centro de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, promoveu para os utentes das diversas respostas sociais uma semana de praia.

Esta foi uma semana em que crianças e adultos puderam vivenciar rotinas, espaços e experiências diferentes e enriquecedoras. Os espaços eleitos comtemplaram mar e rio, proporcionando às crianças uma exploração abrangente desta zona tão rica que é o Distrito de Aveiro.

Assim, entre areia, mar, rio e gelados, consideramos que esta foi uma semana lúdica, fresca e doce, em que o sol apareceu para nos presentear e as risadas de todos encheram o areal.

Convocatória para a Assembleia-geral extraordinária

Nos termos da alínea a) do número 1 do artigo 22º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 23º do Compromisso da Irmandade, convoco os Irmãos para uma reunião ordinária da Assembleia-Geral, que terá lugar no próximo dia 31 de março de 2017, sexta-feira, pelas 19h30m, na sede da Instituição, na Rua da Misericórdia nº 37, em Oliveira do Bairro, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Discussão e votação do Relatório de Atividades e Contas do Exercício de 2016;
2. Apreciar e deliberar sobre a alienação do prédio inscrito na matriz urbana sob o artigo 1079, de acordo com a alínea g) do número 1, do Artigo 21º;
3. Apreciar e deliberar sobre a alienação do prédio inscrito na matriz rústica sob o artigo 1790, de acordo com a alínea g) do número 1, do Artigo 21º.

Nos termos do número 1 do Artigo 25º do Compromisso, se à hora indicada não estiver presente a maioria legal de Irmãos, a Assembleia-Geral reunirá meia hora depois com qualquer número de Irmãos.

Nota: a partir do dia 13 de março de 2017, os Irmãos que o desejarem terão à sua disposição, nos Serviços Administrativos no horário de expediente e na página da internet da Santa Casa, o documento citado no ponto um da ordem de trabalhos, para análise.

Oliveira do Bairro, 08 de março 2017

A Presidente da Mesa da Assembleia-Geral,
Drª. Leontina Azevedo da Silva Novo

Nós e os Outros foi mote para a VII Edição Bengal’arte

“Nós e os Outros” foi o mote para a VII Edição do Bengal’arte da Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro, realizada no passado dia 25 de novembro. Um encontro de teatro sénior que contribuiu para o processo do envelhecimento ativo, cujos benefícios da prática teatral são reconhecidos por todos, criando redes afetivas entre os participantes e estimulando a participação destes seniores, desde os mais autónomos aos mais dependentes. Este evento promoveu, também o intercâmbio entre as diversas instituições do distrito de Aveiro, nomeadamente o Centro Social Paroquial de São Pedro de Nariz, o Centro Social e Paroquial São Pedro da Palhaça, o ABC de Bustos, a SóBustos, a Solsil do Silveiro, o Centro Ambiente para Todos do Troviscal, a Amper de Perrães, a AFA de Fermentelos e o Centro Social de Oiã, para as representações.

Foi uma tarde repleta de alegria, confraternização e convívio, entre os diversos grupos, onde através do riso e da irreverência se chamou a atenção para as situações de conflitos, da partilha, da comunicação de diferentes classes sociais existentes no quotidiano das instituições. A Santa Casa agradece a todos aqueles que ajudaram a construir a VII edição do Bengal ´Arte.

Atelier BRUX’ARTE enfeitiçou o Centro da Infância e Juventude

No Centro de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro, iniciou-se durante o mês de Outubro a vivência do subtema do Projeto Educativo “CRIA”, que propõe às crianças, famílias e comunidade, a descoberta e desenvolvimento da criatividade, através da ARTE.
De entre as muitas atividades desenvolvidas, destacam-se a do Dia do Animal, Dia da Alimentação e Dia das Bruxas.
À luz do que é já habitual nesta instituição, as famílias foram convidadas a participar de forma ativa e CRIATIVA nestas atividades. O “Joagiroco” (animal imaginário criado pela equipa educativa) foi o mote para a criação de tantos outros animais imaginários resultantes da junção criativa dos animais preferidos de cada família.
A criatividade foi também a premissa da atividade do Dia da Alimentação, em que cada sala de atividades recebeu o desafio de criar, com os alimentos oferecidos pelas famílias, a sua obra de arte.
O Dia das Bruxas, não poderia ter sido mais expressivo do poder que a imaginação tem no processo artístico. O Atelier BRUX’ARTE enfeitiçou o Centro da Infância e Juventude, onde estiveram expostas as diversas obras de arte criadas pelas famílias. Também neste espaço, nos dias 28 e 31, a arte ganhou vida, pelas mãos e corpos dos técnicos do Centro da Infância e Juventude, que devidamente caracterizados mostraram que as Bruxas também são artistas, tocando, representando, escrevendo, pintando, esculpindo, fotografando, filmando, enfim, CRIANDO!
Se o início deste projeto se revelou, durante este mês primeiro mês, tão intenso e enriquecedor, aguardamos com expectativa as próximas atividades, a começar já em Novembro com a CRI’ART WEEK…